Um dos primeiros sintomas é o atraso na menstruação, o que leva muitas mulheres a acharem que estão grávidas, o que apavora a maioria, pois ter um filho nessa fase da vida em que os demais já estão criados é uma tarefa complicada. Começar tudo novamente, visitas mensais ao pediatra, passeios a parques, reuniões de escola…o corpo já sem a mesma energia dos 18 a 25 anos, (idade em que geralmente as mulheres constituíam sua prole na década de 60, segundo matéria do Dr. Dráuzio Varela http://drauziovarella.com.br/mulher-2/gravidez-apos-os-35-anos/ ), é realmente assustador. Mas ao procurar o médico, a surpresa é ainda maior, em descobrir que já estão entrando na tão temida fase da menopausa. Os calorões, acordar a noite transpirando como se estivesse derretendo. A mudança na textura da pele, queda de cabelo, desinteresse sexual, depressão, aumento de peso, são alguns dos sintomas que podem ocorrer e acaba por apavorar qualquer mulher. O Blog http://www.mdsaude.com/2014/04/sintomas-menopausa-climaterio.html, traz um artigo explicando muito bem essa fase, este tem a intenção de mostrar que o climatério (faze que antecede e após a última menstruação) não é o fim do mundo, e que não deixamos de ser “mulheres” só por não menstruarmos mais. A beleza da mulher está no “brilho dos olhos”, e esse brilho é conquistado quando a mulher se ama de verdade, se cuida, se valoriza e não deixa de sonhar.
Nessa fase é necessário diminuir a quantidade de alimentos que estamos acostumadas a ingerir, pois comendo a mesma quantidade, iremos engordar, porque há uma desaceleração do metabolismo. Praticar uma atividade física é essencial para controlar o peso e ainda ajuda na auto-estima, e contribui para um sono melhor.
Ouça boas músicas, veja filmes alegres, procure alguém com quem possa conversar sobre o que está sentindo.
Fazer reposição hormonal ou não é algo que deverá decidir, porque existem os prós e contras nas duas situações.
O que me ajudou muito a controlar a queda de cabelo e a transpiração durante o sono foi o shake da Herbalife, provavelmente pela concentração de soja, vitaminas e sais minerais”.
Sentir-se envelhecida, pode causar certo constrangimento para sair de casa, então procure fotos na internet de artistas famosas e perceba que elas também mudaram com o tempo, e com certeza, elas puderam se cuidar muito mais que você, que tem uma rotina de organizar a casa, filhos, trabalhar fora e o poder aquisitivo que muitas vezes a impediu de usar bons produtos preventivos.
Olhe-se no espelho, sinta-se bonita com os anos que tem, lembrando que deve se comparar a mulheres da sua idade, e não com garotas de 18 anos. Verá que está bem, e que uma boa hidratação caseira e uma massagem suave vão dar viço a pele. Mude o penteado, a cor do cabelo. Vista-se bem, e não é preciso ir às lojas comprar roupas caras, vista-se combinando com seu tipo físico. Uma mulher elegante causa impacto, e é notada pela sutileza dos gestos, pelo jeito de falar, a postura, a educação… e isso a idade não muda.
Sorria para a vida, sem medo de aparecer as rugas no canto dos olhos, o sorriso fará transparecer a beleza da alma.
Tenha em mente, que é uma grande mulher, e se a nós foram dadas as maiores provas é porque somos fortes para superar todas as adversidades.